PARQUE TAENE

HISTÓRIA DO PARQUE TAENE

Inicia-se em 1865, ano em que milhares de famílias norte-americanas, em busca de um lugar seguro para recomeçarem suas vidas, aceitaram o convite do Imperador Dom Pedro II para imigrar ao Brasil. Dentre elas estavam as famílias Strong, Keese e Dodson.

A primeira família a fixar residência na região foram os Strong, em 1868, que adquiriram uma fazenda em Santa Bárbara d´Oeste (incluindo a chácara Recreio).

Em 1869 chegaram os Keese. Encantados com o local, Thomas Alonso Keese compra a fazenda dos Strong em 1885.

Em 1903 Thomas Alonso Keese casou-se com Emma Seawright, vinda da Carolina do Sul, e construíram uma bela casa bem ao meio do paisagismo exuberante, que é preservado até hoje. Thomas e Emma tiveram duas filhas: Rosa e Kate Keese.

Rosa e Kate Keese foram estudar em Columbia, Carolina do Sul. Foi lá que Rosa conheceu Henry Hill Dodson e começaram a namorar. Porém deu-se início a 1ª Guerra mundial e Henry foi convocado. Ele disse à ela “Volte ao Brasil, aqui não é seguro para você, vai agora!” E ela respondeu “Se você sobreviver à guerra, eu estarei te esperando no Brasil”.

Ele imigrou ao Brasil com a patente de sargento em 1919, casou- se com Rosa e tiveram um filho, Charles Keese Dodson que nasceu em 1922, ficando muito conhecido pelo apelido abreviado das primeiras letras de seu nome: SIQUEI (C.K.).

Quando Charles tinha 14 anos, o pai Henry faleceu e seu irmão (tio de Charles), veio ao Brasil para ajudar a cuidar da fazenda. Ficou aqui até falecer e era muito querido e especial.

Charles foi estudar no colégio interno Piracicabano (só para meninos), e conheceu a linda libanesa Clarice Baruque, que também estudava em Piracicaba, no colégio interno Assunção (só para meninas). Foi amor só de olhar. 

Na família de Clarice, por tradição, os casamentos eram arranjados pelos pais e as meninas eram somente comunicadas que iriam se casar, pois não se misturavam as raças, árabe só podia se casar com árabe e ela já tinha um pretendente. 

Mas o amor por Charles foi mais forte. Após reclusão de Clarice por dias em seu quarto, seu pai desfez compromisso e aceitou o namoro com ele, que a pediu em casamento e foi permitido.

Eles se casaram em 18 de julho de 1943.

Da união de Charles e Clarice nasceram três filhos, Rose May Dodson, Alonso Keese Dodson, Carlos Enrique Dodson.

Quando eram crianças só falavam em inglês e não conseguiam pronunciar Carlos Enrique em Inglês (‘Charles Henry’) por isso o irmão mais novo ficou conhecido como Taene.

Todos passaram sua infância na fazenda, entre os pés de manga, subidas em árvores, brincadeiras com perna de pau de bambu, bolinha de gude, montar nos bezerros, carrinho de rolimã e pipa.

 

Rose May Dodson casou-se com Lineu José Gomes Trochmann em 19/12/1964. O casamento foi na sede da fazenda e inspirou outros casais: neste mesmo dia Alonso Keese Dodson pediu em noivado sua namorada Maria Isabel Malavazzi Sans, e a irmã do noivo Lilian Gomes Trochmann foi pedida em namoro por Mauricio Wilber Mac-knight (casaram-se 24/06/65).

Do casamento de Rose May com Lineu nasceram duas filhas, Erika e Ellen.

Alonso Keese Dodson e Maria Isabel Malavazzi Sans se casaram em 28/03/1970 e tiveram dois filhos, Carlos e Marcelo.

Taene  iniciou sua carreira profissional de engenheiro agrônomo na EMATER, em Bambuí, MG. Tinha apenas 24 anos quando faleceu naquela cidade, em acidente automobilístico, em 25/07/70. Com grande acompanhamento de amigos foi sepultado junto aos seus ascendentes no Cemitério dos Americanos de Santa Bárbara d’ Oeste.

Em 2020, Erika, Carlos, Ellen e Marcelo, tataranetos de Thomas e Emma se unem para agradecer a cidade, Santa Bárbara d’ Oeste, que acolheu tão bem sua família e ascendentes entregando um parque de entretenimento ao qual dão o nome de Taene, como homenagem ao tio que partiu tão jovem.

FAÇA UM TOUR E CONHEÇA UM POUCO MAIS DE COMO ERA A ANTIGA SEDE DA FAZENDA

MAPA DO PARQUE

Mapa-Final2

BLOG

Taene atleta

Taene, Carlos Enrique Dodson, foi um jovem barbarense engenheiro agrônomo que gostava e se dedicava muito aos esportes, destacando-se com...

Leia Mais

Gambá-de-orelhas-pretas

Nome Científico: Didelphis aurita Nome Popular: gambá-de-orelhas-pretas Família:  Didelphidae Ordem: Didelphimorphia  Distribuição: Habita florestas, regiões cultivadas e áreas urbanas em toda a Mata Atlântica e...

Leia Mais

CONTATO

TELEFONE:
(19) 99968.0001

ENDEREÇO:
RUA FERNANDO DE CAMARGO, 351 – 10º ANDAR, SALAS 4 E 5 – CENTRO, AMERICANA – SP

Envie sua mensagem e em breve retornaremos.

© Reserva Centenária | Criação Ignea – Desenvolvimento Hug Criação de Sites