Jararaca-da-mata

Nome Científico: Bothrops jararaca

Nome Popular: Jararaca-da-mata

Família: Viperidae

Ordem: Squamata

Distribuição: Encontrada no Brasil (da Bahia ao Rio Grande do Sul) e em regiões adjacentes no Paraguai e Argentina. Vive em ambiente preferencialmente úmidos, como beira de rios e córregos.

Alimentação: Os indivíduos jovens geralmente utilizam a vegetação e se alimentam principalmente de anfíbios, enquanto que os adultos são predominantemente terrestres e basicamente alimentam-se de roedores.

Reprodução: A média de ovos por fêmea é de 14, com uma média anual de ovos entre 9 a 16 para esta espécie. Cada fêmea madura da população reproduz-se a cada dois anos caracterizando um ciclo reprodutivo bienal.

Curiosidades:

  • Costuma ficar bem camuflada sobre as folhas secas e quando ameaçada achata-se e bate a cauda sobre as folhas. 
  • Desempenham um papel importante no controle da população de ratos, que transmitem doenças como a leptospirose.
  • Depois do parto as serpentes permanecem em estado de “dormência” folicular, o que as impede de reproduzir na próxima estação do mesmo ano.
  • No Brasil, as mordidas de jararaca (Bothrops jararaca) correspondem a cerca de 90% do total de acidentes com humanos envolvendo serpentes.
  • O veneno da jararaca pode provocar lesões no local da mordida, tais como hemorragia e necrose que podem levar, em casos mais graves, à amputações dos membros afetados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO

TELEFONE:
(19) 99968.0001

ENDEREÇO:
AV. PREF. ISAÍAS HERMÍNIO ROMANO – DODSON
SANTA BÁRBARA D’OESTE – SP