Realizar obras na sua casa, ou na sua construção, é o momento ideal para se exercitar o pensamento verde. Mas a reforma sustentável exige um bom planejamento e, principalmente, conhecimento sobre os materiais e sobre o assunto. Mas com poucas coisas, essa atitude traz resultados incríveis para o morador e para a sua comunidade!
Confira essas 5 dicas que separamos para você e invista no #PensamentoVerde!
1. Pesquise MUITO.
Para aproveitar ao máximo a capacidade do seu loteamento ou do imóvel, capriche na pesquisa e desenvolvimento do projeto. Assim você evita
compras de materiais em excesso e garante o posicionamento correto da obra, além de aproveitar as incidências de luz solar e entender melhor o seu orçamento!
2. Compre materiais eficientes.
Busque aqueles produzidos de forma mais sustentável, como madeiras de reflorestamento, cimento reciclado, telhas de embalagens longa vida e materiais atóxicos, como tintas sem insumos derivados de petróleo ou componentes sintéticos.
3. Aproveite ao máximo a luz natural e economize energia.
Paredes com tonalidades claras permitem um melhor uso da luz natural e eliminam a necessidade de iluminação artificial. Pense também na ampliação de janelas e o uso de vidro, para aproveitar melhor a luz solar e passar o máximo de tempo possível com os interruptores no OFF.
4. Elimine os resíduos com consciência.
Uma reforma gera muitos resíduos e entulhos. Para descartá-los de forma correta e minimizar os impactos na natureza, faça a coleta seletiva dos materiais e recicle tudo o que puder ser reutilizável! Garanta que o seu canteiro de obras seja um exemplo de preservação e consciência.
5. Inclua plantas e mais verde nos seus ambientes.
Que tal trocar o concreto por um quintal? Investir em um gramado ou uma horta? Pensar em um jardim planejado ou espaço para plantas nos ambientes internos? Colocar plantas na decoração aumenta muito o conforto, pois plantas tem a capacidade de equilibrar a temperatura dos locais, tornando os ambientes muito mais agradáveis, principalmente no calor. Além de auxiliar na absorção das águas das chuvas, reduzindo o risco de enchentes e infiltrações.
Gostou das dicas? Aplique-as na sua reforma e torne a sua obra muito mais sustentável!